UN declares 2011 as International Year of Chemistry
New York, Paris, 30 December 2008 - The 63rd General Assembly of the United
Nations has adopted a resolution proclaiming 2011 as International Year of Chemistry,
placing UNESCO and the International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC)
at the helm of the event.
Ethiopia submitted the U.N. resolution calling for the Year, which will celebrate
the achievements of chemistry and its contributions to the well-being of humanity. The
Year will also draw attention to the UN Decade of Education for Sustainable
Development 2005-2014. National and international activities carried out during 2011
will emphasize the importance of chemistry in sustaining natural resources.
Chemistry is fundamental to our understanding of the world and the cosmos.
Moreover, molecular transformations are central to the production of food, medicines,
fuel, and countless manufactured and extracted products. Through the Year, the world
will celebrate the art and science of chemistry, and its essential contributions to
knowledge, to environmental protection and to economic development.
“The International Year of Chemistry will give a global boost to chemical science
in which our life and our future are grounded. We hope to increase the public
appreciation and understanding of chemistry, increase young people’s interest in science,
and generate enthusiasm for the creative future of chemistry,” declared the President of
the International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), Professor Jung-Il Jin.
“I welcome the opportunity to celebrate chemistry, one of the fundamental
sciences,” said the Director-General of UNESCO, Koïchiro Matsuura. “Raising public
awareness about chemistry is all the more important in view of the challenges of
sustainable development. It is certain that chemistry will play a major role in developing
alternative energy sources and in feeding the world’s growing population,” he added.
The year 2011, the 100th anniversary of the award of the Nobel Prize in chemistry
to Mme Maria Sklodowska Curie, will also provide an opportunity to celebrate the
contribution of women to science. The Year also marks the 100
founding of the International Association of Chemical Societies (IACS), which was
succeeded by IUPAC a few years later. IACS and IUPAC were established to address the
needs for international scientific communication and cooperation among chemists by
standardizing nomenclature and terminology.
In 2007, the IUPAC Council unanimously endorsed the plan to obtain the
proclamation of 2011 as the International Year of Chemistry. Less than a year later,
UNESCO’s Executive Board recommended the adoption of a resolution to that effect and
agreed to support all efforts leading the UN General Assembly to declare 2011 the
International Year of Chemistry.
th anniversary of the
Aqui vai um desafio:
ResponderEliminar- é preciso mostrar a importância da química na nossa vida
- é preciso mostrar que a química é, sem sombra de dúvida, a melhor opção
Para isso, aceito sugestões, ideias, muuuuita criatividade para elaborarmos um programa a começar em janeiro do próximo ano para mostrar a todo o Colégio e ao Mundo Inteiro que nós "QUÍMICOS" fazemos a diferença...
Deixem aqui as vossas sugestões!
A importância da química estende-se a várias áreas. Alguns exemplos:
ResponderEliminarNa Saúde- estudo de tecidos e estruturas e líquidos internos, e (juntamente com a Biologia) contribui para a descoberta de doenças atualmente incuráveis. Também é fundamental na formação de medicamentos e vacinas visto permite estudar as propriedades dos produtos utilizados na manufactura de medicamentos e a sua aplicação específica para combater doenças/infecções.
Na indústria alimentar- aperfeiçoar e produzir os corantes e conservantes. (os conhecidos E´S ex:E-223) tal como outros produtos químicos como reguladores de acidez e aromatizantes.
Na Agricultura- produção de adubos e pesticidas que permitem o rápido crescimento das plantações e ,graças à química, tem vindo a diminuir os danos ao nível ambiental.
No Ambiente- efectuar a reciclagem de materiais contribuindo assim para o menor consumo de materiais do meio ambiente evitando assim uma grande poluição.
Não é preciso ir muito longe para perceber o quão está a química presente nas nossas vidas. Qualquer produto de higiene como pastas de dentes , shampoos , cremes , etc são fruto da pura aplicação da química em benefício do Homem. Tal como o Pedro Paulo referiu, a química está bem presente na industria alimentar e, o que pode deixar aqueles que apenas gostam de produtos naturais receptivos, uma coisa é certa, a aplicação da química nos alimentos traz também muitos benefícios, como por exemplo o aumento de longevidade dos alimentos e mesmo o tratamento destes. A indústria textil é so mais um exemplo da força que a química tem nos nossos dias, onde concerteza será difícil encontrar uma roupa ou tecido onde esta não tenha sido aplicada, quer seja na constituição ou na cor. Com efeito, Quimica é intrínseca ao nosso quotidiano e, nos dias que correm, seria muito difícil a nossa sobrevivência e adaptação sem a ajuda desta ciência tão útil ao Homem.
ResponderEliminarA química está sempre presente no nosso dia-a-dia. Não está presente apenas nos laboratórios, está presente, também, no nosso ambiente. Sem as reacções químicas necessárias ao meio ambiente, o planeta não conseguiria manter-se em equilíbrio.
ResponderEliminarComo já foi referido, também se encontra a utilização da química em produtos indispensáveis ao dia-a-dia de uma pessoa, como por exemplo produtos de higiene, produtos de limpeza, produtos alimentares e, também, produtos necessários ao nível da saúde como por exemplo medicamentos ou vacinas. Também na agricultura a química tem uma grande importância porque, como também já foi referido, todos os fertilizantes e pesticidas são produzidos graças à química.
Como se pode verificar, a química tem um papel muito importante e indispensável a vida, uma vez que nos permite viver com um maior equilíbrio.
André Bernardes:
ResponderEliminarDos dois desafios que a stora lançou, um está mais que concretizado, demonstrar a importância da Química nos dias que correm. Assim sendo vou falar um pouco da Química como a melhor opção, dando também sugestões de forma a melhorar o seu respectivo programa.
Primeiro que tudo, a área da Química é extremamente interessante de se conhecer, já que como disseram lida connosco em variadíssimas coisas no dia-a-dia. Por outro lado é uma disciplina vital para quem aspira seguir cursos como a medicina, farmácia, enfermagem,...pois se um aluno/aluna for para a faculdade com conhecimentos de Química do 12ºano, é-lhe muito mais fácil completar certas cadeiras. Por fim existe o caso dos alunos que escolhem esta disciplina por ser a mais fácil para ele/ela e que dá jeito para a sua média secundária, ou por simplesmente não quererem perder o ritmo de trabalho (se fossem para Geologia) e também por não quererem seguir uma disciplina que por norma é difícil (como é o caso da Física). Mas mesmo tendo escolhido Química por estas últimas razões, o que interessa é que a decidiu escolher e é por isso QUE É A MELHOR OPÇÃO!
Iniciando agora a questão das sugestões: depois de construir-mos as nossas pilhas podiamos colocá-las na biblioteca, criando assim o género de uma exposição...ou quem sabe, vendê-las (tou a brincar)- assim o colégio iria ver que tem alunos interessados e dispostos a trabalhar; dentro da sala de aula, podiamos ver um filme em cada período relacionado com as matérias em questão; etc...
Deixo agora este desafio aberto para outros.
Até à próxima!
Em primeiro lugar gostaria de realçar a importância da Química no nosso mundo. Tudo o que vemos, sentimos e pensamos é Química. Até respiramos Química. É ela que nos permite viver e é a peça elementar do nosso planeta, dado que, sem ela, nã existia nada; os elementos não reagiriam, a vida não seria possível... Apenas havia um aglomerado de átomos desgovernados. É a Química que ordena e cria novas substâncias, que ajuda o Homem em várias vertentes, que faz com que haja vida na Terra e que esta se desenvolva através de processos e reacções.
ResponderEliminarPor outro lado, Química como melhor opção. Através da aprendizagem conseguimos esclarecer dúvidas que sempre tivémos em relação a coisas do dia-a-dia que pareciam bastante complexas e que na realidade são básicas. É este conhecimento que nos prepara para o Futuro e que ajuda a compreender melhor o Mundo em que vivemos e as invenções sem as quais mal podiamos viver.
Por último, concordo plenamente com o André, acho que devíamos promover actividades relacionadas com a Química. Dar a conhecer formas de, por exemplo, fazer pilhas, sabão caseiro e outros objectos obtidos através de reacções poderia aumentar o interesse dos alunos nessa área pois junta-se uma coisa prática a algo divertido e novo para eles. Além disso, os alunos gostam de experiências pois quase nunca sabem o que pode acontecer e vivem movidos pela curiosidade.
A iniciativa de se proclamar o ano 2011, como o Ano Internacional da Química é uma forma salientar a importância que a Química tem na nossa vida, de chamar atenção e captar o interesse de todos, principalmente, dos mais jovens na descoberta desta vital ciência na compreensão em tantos aspectos da nossa vida quotidiana como a energia, saúde, agricultura, alimentos e na comunicação.
ResponderEliminarA escolha do ano 2011 é muito pertinente pois coincidirá com o centenário do Prémio Nobel da Química de Marie Curie. Marie Curie foi premiada com o Nobel de Química em 1911 «em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, pelo descobrimento dos elementos rádio e polônio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento». Com uma atitude desinteressada, não patenteou o processo de isolamento do rádio, permitindo a investigação das propriedades deste elemento por toda a comunidade científica. Foi a primeira mulher a receber um Prémio Nobel e foi a primeira pessoa a receber dois Prémios Nobel em campos diferentes (outro foi o Prémio Nobel da Física em 1903). Criou um Instituto (França) que ainda hoje é muito reconhecido pelo luta contra o cancro.
Portanto, o próximo ano vai ser cheio de referências à Química com várias iniciativas a nível mundial.
Nós poderíamos, no nosso colégio, por exemplo, neste âmbito:
=>realização de um concurso para a criação de um logotipo para a comemoração do Ano Internacional da Química no nosso colégio que seria utilizado em todas as iniciativas ao longo do ano;
=> definir uma semana dedicada especialmente à Química e, nessa semana, criar exposições várias (por exemplo, conhecer melhor Marie Curie; trabalhos sobre as aplicações da Química no nosso dia-a-dia;...)
=> realizar visitas a indústrias químicas e a centros de pesquisa nesta área;
=> trabalho de grupos em que em cada grupo exploraria um(ou mais) elemento(s) da tabela periódica e apresentaria à restante turma.
Penso que será um ano interessante e estou convicta que iremos conhecer ainda mais esta ciência tão importante em alguns aspectos que, concerteza, à data de hoje, não estamos tão sensibilizados!
Como já disserem acima a Química está em tudo o que nos rodeia, são os alimentos, o ambiente e tudo o quese relaciona como o nosso dia-a-dia. Quanto ao facto de ser a melhor opção não há qualquer dúvida!! Se repararem mesmo que os nossos colegas escolham outras disciplinas como Geologia e Biologia têm sempre algo que os relaciona com a Química. Biologia, por exemplo, estudam algumas reacções que acontecem dentro do nosso corpo.
ResponderEliminarEste ano que aí vem vai ser bastante interessante e cabe-nos passar a mensagem para que as pessoas compreendam que para além de a quimica ser muito porreira é também muito importante para o futuro de todos nós (porque estará sempre presente!).
Estive a pensar e devíamos ter um "Dia do laboratório", por mês, onde mostravamos, a quem desejasse assistir, algumas experiências. Podíamos até fazer experiências para os miúdos mais novos onde eles fizessem alguma coisa em laboratório. Também para nós, turma de Quimica 12ºAno, poderiamos ir assistir a algumas conferências nas faculdades de Química e de Farmácia, como eu já tinha referido na aula, onde ficarimos a saber ,e também ver, algumas coisas que no nosso laboratório não é possivel vermos. Já estive a ver algumas conferências mas as que eu vi são de dois dias e assim não dá porque teriamos que faltar a dois dias de aulas mas há algumas que se realizam apenas de manhã ou até só num dia, depois apresento melhor as minhas pesquisas e discutimos se gostávamos ou não de ir assistir a alguma.
No próximo ano de 2011, faz 100 anos que a famosa cientista Marie Curie ganhou o prémio nobel da Química, por ter descoberto os seguintes elementos quimicos: rádio e polonio. E já pensaram bem o quanto evoluimos desde essa altura? Imenso!
ResponderEliminarTal como é citado no texto pelo director geral da UNESCO - Koichiro Matsuura - a química é uma das ciencias fundamentais! Sem ela o Mundo não tinha progredido nem metade. Então acho que o titulo ''2011- O Ano Internacional da Quimica'' está muito bem atribuido!
Como já foi dito anteriormente, a quimica é util na nossa vida todos os dias.. Nas mais variadas industrias: textil, alimentar, farmaceutica, agricola... Sem ela, era impensavel termos a qualidade de vida que hoje temos.
Como a Catarina referiu, acharia super interessante haver no nosso colégio uma semana dedicada à quimica, na qual poderiam ser realizados varios projectos para explorar esta ciência.. Tal como fazer visitas de estudo a lugares especializados nesta área para aumentar o nosso conhecimento nesta ciência.
Penso que 2011 será um ano muito interessante nesta área, que vai convencer ainda o mundo da grandeza desta ciência! E se de há 100 anos para cá já atingimos tantas descobertas, daqui a mais 100, penso que muitas mais vão aparecer e, assim, melhorar o mundo!
Estou sentada à minha secretária a escrever um comentário e nao posso deixar de reparar que tudo à minha volta é obtido com grande participação da quimíca. Olho para o ecrã do meu computador, e vejo que tem plásico. Imediatamente isto remete para a quimica, para as reaccoes que a partir do petroleo originam o plastico.
ResponderEliminarTenho uma caneta na mao, a tinta que ela tem dentro só foi obtida graças à quimica, que permite assim que eu todos os dias na escola possa apontar no meu caderno diário todos os novos conhecimentos que me são transmitidos pelos professores, a partir de reaccoes químicas que se processam no seu organismo, e que permitem que o seu sistema nervoso funcione, e assim nos ensinem.
A quimica está em tudo o que nos rodeia, e neste Ano Internacional da Química merece sem duvida, obter algum crédito por tudo o que faz por nós.
Quanto a sugestões, acho que todas ideias previamente propostas são bastante boas e como só me tinha lembrado de fazer experiências no laboratório para despertar a curiosidade dos mais novos para a ciência, mais especificamente, para a Química decidi desenvolver este tema. Como tal, decidi explorar este tema pesquisando algumas atividades laboratoriais faceis de executar, divertidas e capazes de explicar reações do dia-a-dia, tal como reações ácido-base e detetores de pH de couve rouxa através da escrita de 'mensagens escondidas' em sumo de limão ou outra solução ácida, depois reveladas através de um indicador químico de pH. Existem também modos facéis de explicar, por exemplo, como se fazem os refrigerantes ou o que é e como funcionam os detergentes. Existem coisas bastante interessantes neste site e podemos inspirarmo-nos nele se decidirmos optar por seguir com esta ideia e organizar esta experiências. http://portal.acs.org/portal/acs/corg/content?_nfpb=true&_pageLabel=PP_SUPERARTICLE&node_id=1936&use_sec=false&sec_url_var=region1&__uuid=b68b40d8-1a48-4e0f-98f0-74b48d66df69
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAfinal somos todos química, vivemos química, respiramos química e até SENTIMOS química. Ou ainda há alguém que não tenha dito uma vez que seja: "tenho uma certa química por aquele(a)rapaz/rapariga". Bem, a verdade é que não somos inertes, vivemos inundados em reações de afecto, amor, dor... Esta química que dá cor à nossa alma mostra-nos um mundo paralelo e sempre bonito.
ResponderEliminarTemos de a partilhar...
Agora falando a sério e da química (ciência), que igualmente temos de partilhar:
Acho que devemos utilizar e pôr os nossos conhecimentos em pratica, para em par com o tema cultural "dar cor à vida", fazer algumas experiências que fizessem despertar sorrisos, alegria, espanto, algo que de certa forma fosse diferente e pudesse fazer com que todos fiquem entusiasmados com o "bicho" que a química é para alguns.
Podemos, por exemplo, distribuir folhas com procedimentos de experiências que cada um possa fazer em casa... Dávamos especialmente aos mais novos que têm maior curiosidade. Algo que até possam fazer com os pais ao fim-de-semana, promovendo assim um tempo agradável em família.
Vamos lá trabalhar estas ideias que todos tivemos e levar a química a todos
Penso que todos já percebemos o quanto a química nos inunda, nos entra dentro de casa - ou melhor, nós invadimos a química e apoderámo-nos dela! E é tão bom! Apesar de todos termos noção disso, a química está sempre lá, quer dentro do nosso corpo quer fora. E em ambos os locais é a garantia da nossa sobrevivência. O coração bate porque existem reacções químicas que desencadeiam os seus movimentos, e quando este deixa de desempenhar esta função existem umas maquinas que nos permitem renascer. QUIMICA arround us! Stora porquê química? É tão obvio! Porque sim! Lógico. É daquelas coisas que não se explica. XD ou talvez sim! Vejamos, cultura, conhecimento, saber mais e mais, bases para um futuro dourado e ambição! Gostei imenso das ideias de todos e – porque a química é para todos podíamos apelidar mesmo assim as nossas actividades: Química de todos e para todos. Para além de ensinar os mais novos, abrir o colégio à nossa opção, fazer actividades com os mais pequenos, po-los a mexer que é isso que eles e nós gostamos. Para mostrar que a química não é só para senhores despenteados de bata branca mas sim para os mais humildes cientistas! Nós.
ResponderEliminarBárbara. esqueço me desta parte. XD
ResponderEliminar